(42) 3635 6999

secretaria@cczoe.com.br

VISÃO, MISSÃO, VALORES E PRÁTICAS

NOSSA VISÃO

“Uma igreja em células, simples e apaixonada, que vive o amor de Cristo e o torna conhecido em todo mundo.”

NOSSA MISSÃO

“Levar o evangelho a todas as pessoas, transformando-as em discípulos de Jesus.”

NOSSO MINISTÉRIO

“Somos uma comunidade de discípulos de Cristo que existe para ministrar a Deus, aos santos e ao mundo.”

NOSSOS VALORES

Nesta declaração de fé estão descritos nossos princípios e valores, ou seja, aquilo que nós acreditamos como igreja:

1. Sobre Deus, cremos na existência de um único Deus eterno, pessoal, inteligente e espiritual, eternamente existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

2. Sobre a criação, cremos na soberania e sabedoria de Deus na criação e sustento do universo, na providência, na revelação e na redenção.

3. Sobre Jesus, cremos no Senhor Jesus Cristo como Filho Unigênito e coexistente com o Pai, na Sua encarnação humana, no Seu nascimento virginal, na sua vida sem pecado, nos seus milagres divinos, no Seu sacrifício redentor, na Sua ressurreição e ascensão corporal, na Sua mediação junto de Deus, na Sua segunda vinda pessoal, visível e em poder e glória.

4. Sobre o Espírito Santo, cremos no Espírito Santo, Sua personalidade, divindade e atividade, que opera a conversão e regeneração do pecador e lhe concede poder para testemunhar do Evangelho e exercitar dons.

5. Sobre a Bíblia, cremos na inspiração divina e total das Escrituras Sagradas, na Sua suprema autoridade como única e suficiente regra em matéria de fé e de conduta e que não existe qualquer erro ou engano em tudo o que ela declara.

6. Sobre a humanidade, cremos que o homem foi criado por Deus à Sua imagem, que pecou em Adão, que caiu do seu primitivo estado de santidade por transgressão voluntária e que é atualmente um pecador por natureza e escolha, estando, por isso, sob a condenação de Deus.

7. Sobre a salvação, cremos na salvação e justificação do pecador pelo sacrifício expiatório de Jesus Cristo, que se adquire pela fé nele, como uma graça de Deus, independentemente do mérito humano, de boas obras ou de cerimônias.

8. Sobre a Igreja, cremos que a Igreja é o corpo universal e espiritual de Cristo, cuja cabeça é Ele, com missão de pregar o Evangelho no mundo inteiro e que, na sua expressão local, ela é um corpo vivo, uma comunhão de crentes congregados para a sua edificação, adoração e proclamação do Evangelho. Cremos também que Cristo conferiu à sua Igreja, com caráter de permanência, duas ordenanças: o Batismo e a Ceia do Senhor.

9. Sobre a Grande Comissão, cremos que é dever de todas as igrejas locais e de cada crente em particular esforçarem-se por fazer discípulos em todas as nações e proclamarem a toda a criatura a grande salvação de Deus.

10. Sobre servir, cremos que é dever de todo o cristão servir a Deus em boa mordomia, promover a paz entre todos os homens e a cooperação entre as igrejas e os irmãos, tendo em vista a concretização dos grandes objetivos do Reino de Deus.

11. Sobre a eternidade, cremos na imortalidade da alma, na ressurreição corporal de todos os mortos, no juízo final do mundo pelo Senhor Jesus Cristo, na eterna bem-aventurança dos crentes e na eterna condenação dos não crentes.

12. Sobre o fim dos tempos, cremos no avivamento prometido por Deus e que toda a Terra se encherá da glória do Senhor e em consequência disto, todos os inimigos estarão debaixo dos pés da igreja, sendo o último a ser vencido, a morte e, após isso, estaremos para sempre com o Senhor.

NOSSAS PRÁTICAS

A Rede Zoe foi fundada em 2018, na cidade de Laranjeiras do Sul, pelo pastor Cesinha Sitta, com o objetivo de apoiar e dar cobertura às igrejas aliançadas, espalhadas pelo Brasil e também no exterior. Há uma forte ênfase em discipulado, evangelismo, adoração, serviço, relacionamento e ensino da Palavra de Deus. Todas as igrejas ligadas à Rede Zoe apresentam cinco características em comum, que juntas formam nossos pilares:

1. Somos uma rede de igrejas em células.

Em nossas igrejas, a célula é a estrutura mais básica e fundamental. Nos organismos vivos, por exemplo, é por intermédio das células que o corpo humano cresce, e a vida se renova a cada segundo. Isso se dá porque cada uma contém em si todas as informações genéticas daquele corpo e se submete ao interesse geral do organismo como um todo. Isso significa que através de uma única célula podemos conhecer as características da identidade de todo aquele corpo. Semelhantemente a isso, cremos no modelo de igreja em células como uma estrutura de crescimento e edificação por meio de grupos pequenos. Em nossas igrejas, uma célula é a estrutura básica e fundamental, formada por um pequeno grupo de pessoas que expressa a vida de toda a comunidade e segue sua visão e propósito. Sua função fundamental é prover vida ao corpo e multiplicar-se, produzindo seu crescimento e mantendo sua saúde.

É importante destacar que nós não encaramos as células como mais um entre muitos ministérios na igreja, onde cada pessoa tem a liberdade de decidir se deseja ou não se envolver. Todos aqueles que desejam se integrar como membros tem de fazer parte efetivamente de uma célula, pois ela é a estrutura mais importante e fundamental da própria igreja e, para nós, todos os membros precisam ser discipulados. As células promovem evangelismo, pastoreamento, comunhão, oração e ensino da Palavra de Deus.

Nosso desejo é que você faça parte integrante de nossa igreja e possa abraçar conosco a visão que Deus nos deu. Mais que uma organização, nós desejamos que a igreja seja um organismo vivo!

2. Somos uma igreja no templo e nas casas (células + celebração).

A igreja se reunia nos templos e também nas casas em pequenos grupos desde o início da Igreja Primitiva. Lemos em Atos 2:46 – “Todos os dias, continuam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração.” E, ainda, Atos 5:42 – “Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.”

Além das reuniões maiores, havia também pequenas reuniões nos lares, com manifestação constante de sinais e prodígios, e os discípulos ensinavam o povo a perseverar na doutrina dos apóstolos (ensino), na comunhão (relacionamento), no partir do pão e nas orações. Entendemos que este é um modelo bíblico e eficaz para o cumprimento da missão da Igreja. Nas células podemos experimentar a vida diária da igreja, tendo os relacionamentos como um meio precioso do derramar do Senhor. Nos cultos públicos, então, reunimos toda a igreja para, juntos, celebrarmos ao nosso Deus!

3. Toda igreja ligada à Rede Zoe tem um projeto de ação social.

Entendemos que, como igreja, fomos chamados para ser uma comunidade de discípulos de Cristo que ministram ao Senhor, aos santos e ao mundo. A igreja busca ser relevante na sociedade em que foi plantada, não só pela pregação do evangelho, mas pela ação de suas obras sociais. Como característica de uma igreja em células, nós também servimos “para fora”. A ação social é, para nós, uma das grandes estratégias de evangelismo e uma boa maneira de manifestar nossa fé (Tg 2:14-17). Há um enorme desafio ao redor da igreja e inúmeras necessidades. Nosso objetivo é que a igreja seja “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5:13-14), trabalhando como agente de combate aos males sociais e promovendo transformação social. Por isso, toda igreja ligada à Rede Zoe desenvolve algum tipo de projeto que atenda o pobre, o necessitado, a viúva ou o órfão (Tg 1:27; 1Jo 3:17).

Basicamente, a maioria dos projetos surgem a partir das necessidades que estão à nossa volta. Como as células são promovidas por meio de relacionamentos, é possível conhecer rapidamente a realidade das pessoas e seus círculos de convívio. Temos, por exemplo, projetos esportivos, como escolinhas de futebol para crianças, ballet, basquetebol, artes marciais; projetos de reforço escolar; atendimento às famílias mais vulneráveis, doação de alimentos; atividades culturais, como escolas de música, artes, teatro etc.; cursos profissionalizantes; atendimento psicológico, aconselhamento e apoio às famílias enlutadas; projetos em escolas da rede pública e privada; e até mesmo templos e espaços de cultos que são cedidos para uso em prol da comunidade (como atendimento para vacinação, para posto de saúde, para reuniões da comunidade etc.).

O que a igreja deseja é ver as pessoas conhecendo a Cristo e tendo suas histórias transformadas. Projetos sociais são ferramentas para melhorar a vida de outras pessoas enquanto exercitamos o nosso amor a Jesus servindo ao próximo.

4. Toda igreja ligada à Rede Zoe enfatiza a prática da oração.

Toda igreja ligada à Rede Zoe precisa ter um projeto de oração sólido. É através da oração que nos comunicamos com Deus. A oração está acessível a todas as pessoas e é uma das disciplinas básicas e fundamentais da fé cristã. Entendemos que nada acontece sem que a igreja ore. Orar é falar com Deus, é relacionar-se com Ele diariamente, de maneira simples, mas compromissada. Mais que uma marca da vida cristã, a oração precisa ser parte do nosso estilo de vida. Podemos ver na história do cristianismo o quanto a oração fez a diferença. Avivamentos aconteceram por meio da oração, nações inteiras foram salvas e transformadas através da oração, pessoas foram libertas pela oração. O poder da oração sempre abriu portas para o agir de Deus, Ele sempre trabalhou respondendo as orações de Seu povo. O próprio Jesus falou a respeito da importância de orarmos (Mt 6:5-15) e, mais que falar, Jesus foi um homem de oração (Mt 14:23). Seu testemunho foi tão impactante na vida dos discípulos que, de todas as coisas que poderiam pedir para que Jesus os ensinasse, o pedido foi: “Mestre, ensina-nos a orar” (Lc 11:1). A oração é um lugar de encontro, de comunhão com o nosso Deus. Uma das características da Rede Zoe é o fato suas igrejas serem carismáticas, ou seja, que valorizam o mover do Espírito Santo e que decidiram ser uma multidão de discípulos de Jesus cada vez maior. Todos os cristãos foram chamados a uma vida de oração e nós desejamos que cada membro seja uma pessoa que vive uma vida satisfatória de oração e comunhão com o Senhor.

Em nossas igrejas, o desafio é que a oração, a prática de jejuns e a vida devocional sejam parte do estilo de vida de cada membro. Por isso, a maioria de nossas igrejas desenvolvem salas de oração e outros espaços e ambientes para que seus membros possam dedicar parte do tempo na presença de Deus, e isso de maneira constante. Muitas comunidades promovem as Tendas de Davi, que são reuniões de oração e intercessão, além das já citadas salas de oração, vigílias, Torre de vigia etc.

5. Toda igreja ligada à Rede Zoe tem um projeto de formação de novos líderes.

Acreditamos que o discipulado é uma estratégia deixada por Jesus para o desenvolvimento de líderes. Foi num processo de discipulado que Jesus recrutou, escolheu e formou os apóstolos que se tornariam os líderes da igreja primitiva. Para nós, o discipulado é uma relação pessoal e comprometida onde um discípulo mais maduro ajuda outros discípulos de Jesus Cristo a aproximarem-se mais Dele e assim frutificarem. O discipulado não é só transmissão de informação, mas acontece através de relacionamentos pessoais e comprometidos, visando o crescimento cristão e o desenvolvimento pessoal para cumprir a vontade de Deus como verdadeiros discípulos de Jesus. Como o objetivo é consolidar a decisão da pessoa por Cristo e oferecer subsídios bíblicos básicos para que a pessoa possa crescer em estatura e graça diante de Deus, organizamos o treinamento em 3 módulos com a duração de mais ou menos 3 meses cada, chamado Escola de Líderes. Os módulos são:

1) Casa sobre a Rocha. Neste módulo trabalhamos os fundamentos básicos da fé para a vida cristã;

2) Permanecer e frutificar. O objetivo é levar o crente a compreender o propósito de Deus para sua vida e vive-lo diante do Senhor;

3) Casa do oleiro. Este módulo trabalha algumas características do caráter de um cristão.

Ao fim da escola, as pessoas são incentivadas a participarem do Reencontro com Deus, que é parte do trilho de formação de liderança. Após o Reencontro com Deus e avaliação de seu líder de célula, o discípulo está apto para se tornar um líder de célula.

Resumindo:

1. Célula evangelística: cuidado e pastoreio;

2. Encontro com Deus: auxiliar as pessoas em sua decisão por Cristo;

3. Escola de líderes: formação e capacitação;

4. Reencontro com Deus: tirar as ataduras emocionais;

5. Célula de discipulado: viver o propósito de Deus!

Outros temas relevantes e questões diversas

Em relação à bebida alcoólica, a Rede Zoe orienta a seus membros que sejam abstêmios do álcool como bebida. Infelizmente, esse é um ponto controverso na sociedade atual. Podemos ver quantos estragos a bebida alcoólica causou em famílias, gerando violência, divórcio, brigas, e até mesmo a morte, seja por doenças ou acidentes de trânsito. No século XVIII, na Inglaterra, o avivalista John Wesley e o movimento metodista se posicionaram contra a bebida e, por isso, a nação foi transformada. Há mais de 300 anos este grupo de pessoas, vendo os estragos que a sociedade experimentava por causa do álcool, decidiram que o melhor seria abrir mão completamente. Não havia espaço nem mesmo para “beber socialmente” ou “moderadamente”.

Acreditamos que todo cristão deve exercer o seu sacerdócio nessa terra. Sacerdotes no Antigo Testamento eram pessoas separadas para Deus. Havia um alto preço a se pagar por isso. No Novo Testamento lemos que o Senhor nos vê como “sacerdócio santo”. O critério não mudou! O desejo por consagração e separação da parte de Deus em relação a nós continua valendo.

Atualmente vemos até mesmo algumas leis, como, por exemplo, o código de trânsito, aumentando a rigidez contra o consumo de álcool por motoristas. Antigamente havia um teor mínimo permitido de álcool. Mas, com novas leis, a tolerância é zero! O mundo está clamando por socorro. Não podemos continuar achando que este é um assunto sem importância. Por isso, nos posicionamos a favor da vida, abrindo mão de algo que não traz benção para nossas famílias.

Em relação à família, a Rede Zoe entende que família é um projeto de Deus, nasceu em Seu coração. Não acreditamos em famílias perfeitas, mas promessa bíblica de famílias abençoadas. Cremos que uma família abençoada faz parte do projeto de Deus para todo ser humano.

Para nós, o casamento é uma instituição divina. O casamento bíblico é a união de um homem com uma mulher, que consagram seu relacionamento a Deus para viverem juntos de acordo com os princípios da Palavra de Deus. É uma instituição santa, estabelecida pelo próprio Deus, com o objetivo de formar famílias.

Gênesis 2:24 – “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles tornarão uma só carne.”

Em relação aos dons do Espírito Santo, nós cremos na operação dos dons do Espírito, conforme enumerados na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios, capítulos 12, 13 e 14, e manifestados na Igreja Primitiva em todo o livro de Atos. Cremos na cura de enfermidades, ou cura divina, em seus aspectos variados, como a praticada no ministério de Jesus e nos dias da Igreja Primitiva (Mt 8:16-17; Mc 16:17-18; At 4:30; Rm 8:11; 1Co 12:9; Tg 5:14). Cremos no mover profético e sobrenatural, e incentivamos toda a igreja a conhecer e se aprofundar nesta prática.